Caderno Linha do Tempo | História Cronológica

Oi gente. Hoje quero compartilhar com vocês nosso Caderno da Linha do Tempo da História do Mundo.

O estudo da história do mundo, em ordem cronológica, tem sido uma ferramenta incrível! Confesso que nunca estudei dessa forma e conheci o recurso seguindo algumas famílias educadoras que usam o método clássico de ensino. Achei incrível o formato do estudo dessa forma e claramente percebemos que conseguimos nos apropriar melhor do conhecimento e entender melhor a sequencia dos fatos e o porquê eles aconteceram!



Disponibilizei o arquivo que fiz no nosso drive. Você pode clicar aqui e fazer o download do PDF, inteiramente grátis. Ele tem 107 páginas para você imprimir e começar agora mesmo a trabalhar com seu filho ou filha. Ele vai desde a origem do homem até o ano de 2028.

Algumas famílias trabalham com cards contendo já as informações dos fatos históricos. Para crianças menores, é uma ótima alterativa. Aqui, como Valentina já tem 9 anos, optamos em trabalhar com imagens representativas, mas o resumo do estudo escrito no Caderno da Linha do Tempo. Tem sido uma experiência positiva dessa forma.



Também imprimi várias tags com os anos de nascimento e morte de figuras importantes para a história. Usei verde para o ano de nascimento e vermelho para o ano de morte para colar na Linha do Tempo.


Nosso estudo de História foi dividido em um ciclo de 3 anos, com revisão por mais 3 anos, totalizando 6 anos de estudo no ensino fundamental (isso porque iniciamos com ela aos 9 anos, no equivalente ao 4º ano do ensino fundamental). Caso vocês tenham interessem em conhecer o nosso plano de estudos, posso mostrar em outra oportunidade.

É isso! Espero que o Caderno da Linha do Tempo possa ajudar você e sua família no estudo de história.

P.S.: Se você usar o nosso arquivo, vou adorar que você nos marque no Instagram @valentinaestudaemcasa.

Aqui no blog também deixo uma série de dicas de livros que usamos para complementar nossos estudos. Basta clicar aqui e conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário