Olá famílias.
Iniciamos os nossos estudos sobre corpo humano e hoje vim compartilhar com vocês uma pequena experiência que fizemos para melhor entender o caminho do alimento em nosso corpo, bem como mais um kit de atividades interativas para você, caso se interesse em apoiar uma família educadora, possa adquirir.
Você pode clicar aqui para comprar o Kit Sistema Digestório. Mas dá uma lida até o final para poder conhecer mais como é e como usamos.
Bem, iniciei várias questões já no café da manhã, antes mesmo da aula. Afinal, estamos constantemente aprendendo, não é verdade? Enquanto Valentina lanchava, íamos conversando e eu indagando:
- O que você acha que acontece com o alimento depois que você coloca na boca?
- O que acontece com o alimento?
- Como ele se transforma no nosso corpo?
- Podemos comer qualquer alimento?
Foi um bate-papo bem legal...
Depois, seguimos para a mesa de estudos e apresentei uma imagem do sistema digestivo. Lembramos que o corpo obedece uma hierarquia: células - tecidos - órgãos - sistemas - organismo.
Nesse momento, fui mostrando quais órgãos faziam parte do sistema digestório. Em seguida, usei uma segunda atividade onde tínhamos um corpo e várias partes recortadas (está disponível no kit que falarei logo abaixo) e pedi para que ela me mostrasse os órgãos desse sistema. Mais uma reflexão surgiu: eles trabalham juntos?
Partimos então para falar do caminho percorrido pelo alimento em nosso corpo e nessa hora, fui trabalhando com uma atividade mais concreta, intercalando com a escrita das respostas no caderno interativo.
Para a atividade, separei um saco transparente, biscoitos, um pouco de massa de bolo de chocolate e água. Primeiro, aprendemos que a digestão começa na boca com a mastigação (digestão mecânica). Nessa hora, a criança é convidada a pegar alguns biscoitos e quebrar em um prato ou potinho (representando a mastigação). A ideia é que a criança entenda que um pedaço muito grande será difícil passar pelo esôfago, então é uma boa oportunidade para falar sobre a importância de mastigar bem os alimentos.
DICA: Não tínhamos em casa nada que pudesse representar o esôfago, mas você pode usar uma bola e uma meia fina para mostrar à criança o funcionamento do esôfago e os movimentos peristálticos.
Após, pedi que Valentina colocasse os pedaços dentro do saco plástico (representando o estômago) e quebrasse os biscoitos em pedaços ainda menores. Com isso, ela entendeu o funcionamento das contrações do estômago (digestão mecânica). Colocamos, nesse momento, um pouco de massa de bolo - em torno de 3 colheres - e um pouco de água, que representava os sucos gástricos e outros ácidos (digestão química). A quantidade de água deve ser dosada. Pouca água, irá dificultar a formação do quimo. Muita água, ficarão as "fezes" mole demais... Mais um ponto para discutir com as crianças.
Segui explicando as demais etapas até chegar na eliminação. Essa é a hora mais divertida para a criança, pois ela está "produzindo" o cocô. Aqui em casa Valentina até brincou com o pai, dizendo que era de verdade. Foi bem engraçado!
Sugiro dividir esse tema em ao menos duas aulas, pois ele é muito rico.
Montei, a pedidos de algumas mães educadoras, um kit sobre o sistema digestório com atividades interativas. Ele custa R$ 10,00 e acompanha três arquivos, em PDF, da seguinte forma:
1) 1 páginas em PDF com texto-guia mostrando o sistema digestório na figura de um menino e as 5 etapas do caminho que o alimento percorre no corpo humano (da mastigação à eliminação); 1 página em PDF com um bolsinho para recortar e colar no caderno e algumas perguntas, onde a criança irá responder no verso e depois colocar dentro do bolsinho. Sugiro fazer as perguntas no início do estudo (sondagem de conhecimento) e responder somente no final; 1 página em PDF com interativo em abas para recortar e colar no caderno, com palavras-chave sobre o tema. Sugiro usar no final de todo o estudo.
2) Um caderno interativo em PDF, com 6 páginas, contendo atividades sobre a função do sistema, tipos de digestão, partes do sistema, atividade sobre o caminho do alimento, diagrama e página narrativa. Você deverá imprimir as folhas e recortá-las, tendo cuidado para manter a aba em cada uma delas. No final, terá um fichário para colar no caderno de ciências. A criança deve ser convidada a responder a medida que for avançando no estudo.
3) Um PDF com 2 páginas contendo uma imagem de um corpo humano e os órgãos do sistema. A criança deve pintar, recortar e colar cada órgão no seu devido lugar. Observação: em nosso estudo, trabalhei com a boca, esôfago, estômago e intestinos. Mas na imagem seguem outros órgãos, caso a família trabalhe com outro tipo de diagrama ou queira complementar o estudo.
Após adquirir, você receberá os arquivos, por e-mail, até 24 horas após a confirmação do pagamento. Por favor, não compartilhe esse arquivo. É dessa forma que você me ajuda a continuar ensinando a minha filha!
Espero que tenha gostado da nossa atividade e que, caso adquira, se divirta muito com seu filho ou filha. A Ciência pode - e deve - ser divertida e de fácil conhecimento.
Você pode clicar no botão abaixo para adquirir nosso Kit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário